domingo, 19 de janeiro de 2014

Volta às Aulas: DIY: Reformando Fichário Usado


Quer reaproveitar um velho fichário nesse novo ano na facul/escola?

Então vem comigo!

Materiais:

Um fichário velho de papelão
Papel Contact
Elástico
Fita Crepe
Tesoura
Régua
Papel Colorsete
Lápis
Cola 
Algum objeto para furar: usei uma chave de fenda

Customizando:

Pegue o fichário e na parte interna traseira, faça uma marcação onde quer que o elástico fique. Pode usar a régua para ajudar. Eu nas duas pontas próximo à borda, tente manter algum espaço entre a borda e o furo.



Fure com a chave de fenda. Você terá dois furos.



Coloque o fichário sobre o papel colorsete e risque o contorno da primeira parte dele, das garras até as bordas (um dos lados do espaço interno)



Faça o mesmo com o outro lado, de modo que a parte interna fique totalmente coberta.


Agora cole as partes cortadas de colorsete no fichário, mas deixe sem colar a parte dos furos. 

Em seguida, pegue o papel contact e corte na medida do seu ficário. Deixando bordas ao redor, eu deixei mais ou menos 5 cm, mas você pode deixar menos se quiser.



Corte os quadrados nas bordas como no desenho e encape o fichário, mas ainda não cole a parte dos furos.

Fure o contact no local dos furos com cuidado.

Corte um pedaço de elástico que seja suficiente para fechar o fichário. Passe as pontas pelos furos e cole com fita crepe, não deixe nem muito folgado nem muito solto, só o suficiente para passar pela frente.

Cole o color sete e termine de fechar a parte de contact.

Resultado Final:

Fechado



Aberto


Parece meio complicadinho, mas é só encapar por dentro primeiro e depois por fora com o contact, as bordas dão o acabamento. Ah e o elástico é opcional, eu coloquei porque acho que fica mais seguro =D

Espero que vocês gostem! Se fizerem me mandem fotos, ok? Vou adorar!

Beijos


3 comentários:

  1. Juliaaa que legal! Eu adorei a ideia, mas como não tenho fichário vou fazer em um caderno de matéria!

    Beijooo
    www.fwlove.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu quis reaproveitar pq ele estava bonzinho ainda =D Ah no caderno vai ficar lindo! Eu encapei um caderninho de uma matéria com o mesmo contact e agora tá tudo combinando KKK Depois me manda a foto pra eu publicar!

      Beijos!

      Excluir
  2. Aiiiii, amei Jú!!

    Adorei tudo, parece meio difícil mesmo mas acho que na hora de fazer fica mais fácil né?
    Eu não consigo usar fichário, hahahaha, tentei uma vez, mas nossa, foi um horror, rasgava todas as folhas!
    Beijos, amore!!

    http://www.rendasdecetim.com.br/

    ResponderExcluir